quinta-feira, 23 de maio de 2013

Características gerais da região Sul



Localização:

 Como a região Sul é a menor em superfície territorial do Brasil, ocupa cerca de 7% do território brasileiro, mas por outro lado, sua população é duas vezes maior que o número de habitantes das regiões Norte e Centro-Oeste. Seus 25.107.616 habitantes representam uma densidade demográfica de 43,50 hab./km². Com um desenvolvimento relativamente igual nos setores primário, secundário e terciário, essa população apresenta os mais altos índices de alfabetização registrados no Brasil, o que explica o desenvolvimento social e cultural da região. A Região Sul é a única região brasileira localizada quase totalmente abaixo do Trópico de Capricórnio e, por isso mesmo, é a mais fria do Brasil. O clima dominante é o subtropical e são frequentes as geadas. Em altitudes elevadas também ocorrem ocasionalmente precipitações de neve. As estações do ano são bem definidas e as chuvas, em geral, distribuem-se em grande quantidade ao longo do ano.

Clima: 

No sul predomina o clima subtropical com as 4 estações bem definidas. Nessa região apresenta umidade durante todo o ano, com volumes bem altos. Existe grande diferença entre a altura mais baixa e a mais alta, isso marca a ocorrência de geadas e neve.


Vegetação: 

Originalmente as terras do Sul, foram marcadas pela presença de grandes elevações no terreno coberto por florestas. Sendo a maior parte da cobertura vegetal foi destruída para dar lugar a pastos, lavouras e cidades restando hoje , poucas áreas de floresta .

Relevo: 

O relevo dessa região é caracterizado pela presença de serras e chapadas, ou seja, trata-se de área de planalto . A serra do mar, por exemplo, localiza-se próximo a costa , o que explica a existência de uma rica rede de hidrografia correndo em direção ao interior.


Hidrografia: 

Os rios mais importantes são volumosos e possui grande potencial hidrelétrico, o que já está sendo explorado no rio Paraná, com a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu. Essa exploração permite ao Sul e ao Sudeste uma crescente utilização de energia elétrica, tanto para consumo doméstico como industrial, fazendo-se necessária a continuidade dos investimentos nesse local .Os rios sulistas que percorrem em direção ao mar fazem parte de um conjunto de bacias secundárias, conhecido como Bacias do Sudeste-Sul. Entre essas, a de maior aproveitamento para hidroeletricidade é a do rio Jacuí, no Rio Grande do Sul. Outra, muito conhecida pelas suas imprevisíveis cheias, é a do rio Itajaí, em Santa Catarina, que atinge uma região bastante desenvolvida, influenciada basicamente pela colonização alemã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário