sexta-feira, 17 de maio de 2013

Cultura do Sul




A região Sul do Brasil é composta pelos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Apresenta grande diversidade cultural, as maiores influências culturais são as dos imigrantes europeus.
Os gaúchos dos pampas, ou das cidades, formam um povo alegre e rico em tradições. Grande parte dos seus aspectos culturais é oriunda dos imigrantes alemães, que habitaram a região por volta de 1824. Os italianos, espanhóis e portugueses também contribuíram para a riqueza cultural desse Estado.
Na região sul eles possuem o habito forte deixado pelos índios e é uma das culturas mais marcantes do estado que não dispensa a bombacha, o lenço e o poncho, aprecia o chimarrão e o churrasco. Até hoje ainda existe a figura do peão gaúcho, nas extensas planícies do Rio Grande do Sul. Enquanto comandam as boiadas as caminhadas minas e também o ouro, o gaúcho se aquece com a fogueira acessa e a brasa, onde colocam um pedaço de carne para assar e fervem água para preparar o mate nativo. Fonte cultural estabelecida e bastante forte nesta região é o churrasco, que se transformou em comida nacional, e uma bebida famosa do local, o chimarrão.
Nesta parte do Brasil possui muitos rebanhos grandes, lavouras e muitas indústrias alimentícias, o que colabora para o consumo de carnes, cereais, verduras e produtos industrializados. O arroz carreteiro reúne dois elementos básicos e muito apreciados nesta região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário