quinta-feira, 23 de maio de 2013

COPA DO MUNDO/ SUL




Um dos maiores eventos esportivos mundiais se aproxima e o nosso país irá sediá - lo. A copa do mundo de 2014 é um evento que está criando uma grande expectativa sobre o Brasil. As cidades que irão sediar os jogos são: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE) e Salvador (BA). Porém, este evento trará não somente benefícios ao país como também diversos problemas relacionados à capacidade do Brasil em receber um evento de tão grande porte. Entre as consequências podemos citar: os problemas ambientais por causa do aumento na geração de resíduos, e a ocupação e urbanização de áreas verdes. O aumento da urbanização irá desencadear uma serie de fatores negativos, sendo eles: O grande fluxo de automóveis nas vias publica e a deficiência do transporte publica em atender tamanha demanda de turistas.
Visando o lado positivo do evento por ser um país rico em cultura, o Brasil não receberá turistas apenas por causa da copa, mas também, interessados em conhecer e conviver durante este período com nossas diferentes culturas, o que trará a movimentação turística e econômica.
Em cada região, há diferenças culturais que foram influenciados por vários povos de diversas nacionalidades. Uma das regiões do Brasil que é possível presenciar esta influência é a região sul.
A região sul é formada pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do sul totalizando uma área de 576.300,8 km². É a menor região do país tendo uma grande população para um pequeno espaço. Tem um turismo abrangente onde se encontra paisagens de variadas formas e estilos. A região sul é a segunda maior economia do país, se encontra na região geoeconômica centro-sul com grandes produções agrícolas e industriais. Tem o maior *IDH do país sendo,0,831 e a segundo maior *PIB per capita ,13.208,00 perdendo somente para a região sudeste. E também obtém o maior índice de alfabetização do país com 94,8% da população alfabetizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário